Lorena Filipim

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Leitura é bom, mas eu gosto?

Depende. Acho que tudo na vida pode ser relativo e variar de pessoa pra pessoa. A questão é que um monte de gente chata fica mandando nós lermos muito... " Leia leia leia", mas ler por ler prefiro dormir. De fato a leitura é importante para aprimorar o vocabulário, principalmente agora que a nossa gramática está de cara nova, mas vamos combinar que dependendo da leitura fica uma coisa chata, cansativa, improdutiva e no fim quase não absorvemos nada. Por isso, tirando a leitura da faculdade, que na maioria das vezes é sobre fisiologia, anatomia e blá blá blá, procuro dar um ar de lazer a minha leitura "extra- facul".. Confesso que é difícil achar algo que me prenda atenção por mais de dez minutos sem que me dê uma vontade doida de fazer qualquer outra coisa, mas quando eu encontro vou fundo mesmo, tanto que um livro que me agrada é ´traçado´ em pouquíssimo tempo: no livro O Caçador de Pipas bati meu recorde, em cinco sentadas já estava nas dez ultimas páginas.
E assim a leitura segue, de vez em nunca acho algo legal pra ler, na maioria das vezes sem querer, porque pedir indicação de livro pra outras pessoas é besteira, afinal cada um tem um gosto. Esses dias, sem querer, achei um do autor Luis Fernando Veríssimo, chamado Ed Mort e Outras Histórias, simplesmente demais! É o Ed Mort, detetive e principal personagem da história, contando sobre suas histórias, de cara já dá pra sentir o tom irônico com que ele se refere a si mesmo e rir um pouco... vale a pena dar uma lida quem ainda não leu.
Sem querer tambem( essa net é foda né ) descobri que já tem um filme lançado baseado nessa criação de Luis Fernando Veríssimo, onde Paulo Betti faz o personagem do detetive fracassado Ed Mort, que é contratado por uma jovem sedutora para encontrar o marido desaparecido, o Silva. O elenco ainda conta com Chico Buarque, Marília Gabriela, Cauby Peixoto, Luiza Tomé, Gilberto Gil e José Mojica Marins. Não sei se o filme segue a mesma linha do livro, mas com certeza irei vê-lo.. e tem mais, além do filme esse personagem litarário já foi lançado em quadrinhos.. e não é de agora. rsrs
Livro: Ed Mort e Outras Histórias. Autor: Luis Fernando Veríssimo

Nenhum comentário: